sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Tenho uma Saudade tão Braba



Tenho uma saudade tão braba
Da ilha onde já não moro,
Que em velho só bebo a baba
Do pouco pranto que choro.

Os meus parentes, com dó,
Bem que me querem levar,
Mas talvez que nem meu pó
Mereça a Deus lá ficar.

Enfim, só Nosso Senhor
Há-de decidir se posso
Morrer lá com esta dor,
A meio de um Padre Nosso.

Quando se diz «Seja feita»
Eu sentirei na garganta
A mão da Morte, direita
A este peito, que ainda canta.

Vitorino Nemésio, in "Caderno de Caligraphia e outros Poemas a Marga"



Vitorino Nemésio Mendes Pinheiro da Silva nasceu nos Açores (Ilha terceira) em 1901.
Em 1922 concluiu o liceu em Coimbra, ingressou na Faculdade de Direito. Em 1924 abandonou o curso de Direito e matriculou se na Faculdade de Letras, em Ciências Histórico-Geográficas. Em 1925 optou definitivamente pelo curso de Filologia Românica e foi nesse ano que surgiu o jornal "Humanidade" (quinzenário de Estudantes de Coimbra), tendo sido Nemésio o seu redactor principal. Nesse jornal colaboraram, entre outros, José Régio, João Gaspar Simões e António de Sousa. Em 1926, fundou e dirigiu com Paulo Quintela, Cal Brandão e Sílvio Lima, o jornal "Gente Nova" (jornal republicano académico) e a partir de 1928 passou a colaborar na revista "Seara Nova".
Foi um dos mais distintos e consagrados professores universitários do seu tempo, primeiro em Coimbra e depois em Lisboa. Como grande comunicador teve notáveis intervenções na rádio e na TV. Deixou uma extensa obra, do mais alto valor, como poeta, romancista e ensaísta. Colaborou em muitos jornais e revistas, tendo, desde a sua juventude, fundado várias publicações literárias. Entre outras línguas, as suas obras foram traduzidas em italiano, francês, inglês e alemão,.
 Vitorino Nemésio faleceu em Lisboa, em 1978, e foi sepultado em Coimbra.

1 comentário:

shoughssi disse...

her response o9g34u2f88 replica ysl handbags replica bags ru replica bags paypal Go Here f8l66w7h07 replica bags online replica bags in bangkok click this over here now x7u30f8f10 replica bags china free shipping