sábado, 26 de junho de 2010

Semana "SARAMAGO" (VII)


José Saramago nasceu na Azinhaga, Golegã, em 16 de Novembro de 1922 e morreu na ilha de Lanzarote em 18 de Junho de 2010.
Uma infância pobre moldou-lhe o carácter e definiu-lhe as opções estruturantes da sua personalidade. A educação académica foi tardia e conjugada com a sua inicial condição de operário. Manteve a sua militância no Partido Comunista Português, até ao fim da sua vida. Mas sem nunca abdicar da sua atitude livre e crítica em todos os posicionamentos que assumiu e em todas as opiniões que expressou.
Traduzido em muitos idiomas e  lido em muitos países, com o Nobel de Literatura de 1998, adquiriu o reconhecimento mundial. Também ganhou o Prémio Camões, o mais importante prémio literário da língua portuguesa. Escritor, argumentista, jornalista, dramaturgo, contista, romancista, é, contudo, pouco conhecido como poeta.

Passado, Presente, Futuro
 
Eu fui. Mas o que fui já me não lembra:
Mil camadas de pó disfarçam, véus,
Estes quarenta rostos desiguais.
Tão marcados de tempo e macaréus.

Eu sou. Mas o que sou tão pouco é:
Rã fugida do charco, que saltou,
E no salto que deu, quanto podia,
O ar dum outro mundo a rebentou.

Falta ver, se é que falta, o que serei:
Um rosto recomposto antes do fim,
Um canto de batráquio, mesmo rouco,
Uma vida que corra assim-assim.

José Saramago, in "Os Poemas Possíveis"

3 comentários:

Notícias curiosas de Elvas disse...

Saramago que tanta visibilidade deu às nossas letras!

Não perca o meu artigo onde explico como deve um campomaiorense casado com uma espanhola lidar com uma situação como a do jogo de hoje!

Notícias curiosas de Elvas disse...

Não Percam o meu último artigo publicado hoje sábdo em que desarmo o Tasca e o mato coma sua arma - a fotografia!

Notícias curiosas de Elvas disse...

Não perca hoje o meu artigo científico de Pecuária Comparada:

Pecuária: Elvas/Cervas X Arronches/Búfalas.

Qual a melhor?