sexta-feira, 15 de maio de 2009

Responsabilidade dos outros nas nossas acções

“Quando um homem começa a responsabilizar os outros pelos seus fracassos, é bom que comece a fazer o mesmo pelos seus sucessos.”
Mark Twain (1835 – 1910)

Porque se não sei assumir a responsabilidade dos actos que cometo e que não são dignos de aplauso, ou não conduziram aos resultados desejados e esperados, se procuro alijar a culpa que nisso me cabe desculpando-me com a culpa que terão tido os outros ou porque me aconselharam mal, ou porque não ajudaram com o seu auxilio ou com o seu conselho, também me devo obrigar-me a fazê-los participar, em igual medida, nos meus sucessos que tiveram êxito. Porque em ambos os casos os outros estiveram presentes. Mesmo quando parece que realizei algo sozinho, nesses actos estiveram o apoio, a ajuda, o saber dos comigo se esforçaram, dos que me incentivaram, dos que me aconselharam e participaram na minha formação, tornando-me apto para fazer bem aquilo que realizei com sucesso.

Sem comentários: