segunda-feira, 4 de maio de 2009

Da importância da História

"Aqueles que não conseguem lembrar-se do passado estão condenados a repeti-lo"
George Santayana (1863-1952)
A História é a consciência crítica do passado e não apenas o seu mero relato ou descrição dos factos que ocorreram. Por isso a História deve ter um lugar muito importante na formação das novas gerações. A falta de cultura histórica torna os homens incapazes de realizarem projectos que conduzam ao progresso contínuo e ao desenvolvimento das sociedades.
O homem ignorante da História está desprovido da consciência que o impediria de repetir no presente os erros que já foram cometidos no passado. É por isso que se torna tão perigoso colocar o poder de decisão nas mãos dos que não têm o conhecimento necessário para evitarem a tendência para repetirem sempre os mesmos erros.
Quantos recursos são delapidados, quantos esforços estão condenados a serem inúteis, só porque o poder está nas mãos de quem não tem capacidade para decidir da forma mais conveniente para toda a sociedade.

1 comentário:

Anónimo disse...

Um caso concreto?
chamaram esbanjador ao marques de pombal por ter feito a avenida da liberdade daquela largura, aqui em campo maior fizeram uma zona industrial que para se passar numa das ruas so cabe um carro de cada vez e, o pior, não fizeram uma rua a contar com a saida dos camiõs, quem entra ou sai de marcha atraz ou entra de marcha atraz.