quinta-feira, 30 de abril de 2009

Liberdade - Responsabilidade

"Tudo quanto aumenta a liberdade, aumenta a responsabilidade"
Victor Hugo (1802-1885)
Porque liberdade sem responsabilidade conduz ao desregramento, à acção descontrolada, ao excesso, à prepotência, à irresponsabilidade anárquica, à acção sem objectivos, sem limites, sem sentido. Se a minha liberdade deve terminar onde começa a liberdade do outro, então o sentido dos limites é fundamental para definir o carácter ético da minha liberdade. Se todos agirmos de forma responsável, todos estamos a garantir a nossa própria liberdade. É a irresponsabilidade dos prepotentes que constituiu a maior e mais presente ameaça à liberdade de cada um de nós.
Não há garantia de liberdade onde a responsabilidade social não estiver permanentemente presente, assegurando que os limites existem, são respeitados e orientam o sentido dos nossos actos.

terça-feira, 28 de abril de 2009

25 de Abril

Esta é a madrugada que eu esperava
O dia inicial inteiro e limpo
Onde emergimos da noite e do silêncio
E livres habitamos a substância do tempo

Sophia de Mello Breyner Andresen - "Obra poética - O Nome das Coisas"

sábado, 25 de abril de 2009

terça-feira, 21 de abril de 2009

sexta-feira, 17 de abril de 2009

terça-feira, 14 de abril de 2009

sábado, 11 de abril de 2009

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Abril, Quinta 9

Em chinês, a palavra crise é composta por dois caracteres: um representa perigo e o outro, oportunidade
John F. Kennedy

Palavras de um pensamento sábio, pragmático, certo, como todas as coisas simples e profundas que vêm do começo dos tempos.

Perigo porque nos alerta para o que põe em risco as nossas vidas ou a segurança do nosso viver em comunidade. Oportunidade para reflectirmos, tomarmos consciência dos nossos erros, corrigirmos o rumo que escolhemos, ou mudar os objectivos que definimos. Oportunidade para mudarmos de caminho ou mesmo para voltar atrás e recomeçarmos. Porque é sempre melhor voltar ao começo de tudo do que persistir no trajecto que conduz ao abismo, caminhando para a nossa fatal aniquilação.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Abril, Segunda 6

O que sabemos é uma gota de água , o que ignoramos é um oceano.

Isaac Newton



Tantos já o disseram, como aquele sábio homem da Grécia, de seu nome Sócrates, que sacrificou a sua vida para dar como exemplo que só a dúvida constante é o princípio da sabedoria.

Quando alguém lhe elogiou o saber, ele vincou de imediato que talvez houvesse nisso alguma verdade porque, de facto, ele tinha uma forte convicção que nada sabia, ou seja, que nele as dúvidas eram imensas e quase inexistentes as certezas.

Por isso, o que define os tolos é a convicta presunção acerca do seu saber.